A importante relação entre a transformação digital e o mercado de provedores de internet

O impacto da revolução digital não é mais novidade no nosso dia a dia e tem cada vez mais impacto no cotidiano. Grandes exemplos disso são aplicações que facilitaram nossa vida e que já não sabemos mais viver sem, como Netflix, Uber ou Spotify.

A universalização do acesso à internet é a questão chave para a disseminação da revolução digital. Grandes operadoras de banda larga fixa e móvel tem importante parcela de responsabilidade, juntamente com os provedores regionais, que no Brasil são os verdadeiros responsáveis por conectar grande parte da população dentro de um mercado que não para de crescer.

Entretanto, as mudanças para se adaptar a esta nova era não passam somente por atualização das infraestruturas instaladas, aumentando banda larga e alcance. Também existe uma nova percepção por parte do mercado de provedores de internet que aprendeu e se adaptou a um novo perfil de consumidor atual.

Dessa forma, em um mundo cada vez mais conectado, a personalização dos serviços para cada cliente, pensando em uma experiência do usuário ainda mais qualificada é algo que diferencia uma empresa de seus concorrentes.

Saber interpretar os dados de cada cliente para melhorar pontos fracos e manter pontos fortes é o grande desafio do mercado de provedores brasileiro. O momento econômico desfavorável é de extrema importância para que pequenas e grandes empresas se reinventem para prestar serviços mais completos em uma futura retomada de investimentos no país.